Após uma paragem mais longa, a Oliveira Cup está de volta às pista já no próximo domingo, 18 de agosto, para a realização daquela que será a sexta etapa do seu calendário de 2019. A pista do SAKI, em Vila Nova de Santo André, é quase uma tradição no calendário do Troféu-Escola promovido por Miguel Oliveira e, após a fantástica prova de Évora onde estiveram cerca de quatro dezenas de motos em pista, aguarda-se com elevada expectativa a visita ao asfalto da costa vicentina.
Vencedor em Évora, o local Pedro Matos aposta forte frente ao seu público e quer repetir o sucesso para continuar a recuperar pontos perdidos para Vasco Fonseca. O piloto de Vila Nova de Stº André pretende subir de novo ao degrau mais alto do pódio, com o objetivo de se colocar na frente da classificação geral entre as Ohvale, a categoria reservada aos pilotos mais jovens da Oliveira Cup. Vasco Fonseca não venceu em Évora – ao contrário das duas provas anteriores – mas leva para o SAKI dois pontos de vantagem sobre Pedro Matos, que procurará dilatar, vingando igualmente o terceiro lugar eborense, pois foi também batido por Afonso Almeida que, mesmo sem vencer, tem sido sempre segundo classificado desde a segunda prova do calendário e pode quebrar o enguiço numa pista que conhece muito bem, tornando-se dessa forma no terceiro vencedor distinto do ano numa categoria onde todos revelam um ritmo muito elevado e em crescendo prova após prova.
Com três vencedores distintos até ao momento, a categoria MiniGP irá, com toda a certeza, proporcionar duas excelentes corridas num pelotão onde quatro pilotos são candidatos a vencer. Afonso Almeida arrasou com a concorrência, em Évora, e não só foi o mais rápido na qualificação como de seguida venceu em estreia ambas as mangas, ganhando importantes pontos em termos de campeonato e confirmar a sua candidatura ao primeiro lugar final. Os 23 pontos de diferença para o comandante permitem ainda sonhar com o título final pois estão 50 pontos ainda por ‘jogar’ neste terceiro ano de Oliveira Cup. Pedro Fraga é o líder da classe e leva 14 pontos de margem face a Dinis Borges, eles que juntamente com Afonso Almeida fecham o trio de pilotos com vitórias neste terceiro ano da MiniGP. Rafael Damásio é o terceiro na classificação a sete pontos de Dinis Borges, mas agora ‘apertado’ também por Afonso Almeida, que tem apenas dois de diferença para o degrau mais baixo do pódio, deixando assim antever uma ronda épica por parte do ‘quarteto fantástico’.
Entre o sempre numeroso pelotão das Naked, e com Miguel Oliveira em pista, não faltaram interessantes duelos nas três classes. Diogo Pires é o primeiro entre os Junior, com cinco pontos de vantagem sobre Oliveira; Ricardo Tomé está na frente da Master e pode mesmo deixar Santo André já com o primeiro lugar final na categoria assegurado, o mesmo se passando com a Naked Pro, onde Bruno Ramos pouco mais precisa que pontuar para também ele ser o melhor na classe. Depois do oitavo posto conseguido por Miguel Oliveira na 11ª prova do Mundial MotoGP realizada no passado domingo na Áustria, espera-se, igualmente e mais uma vez, uma forte adesão popular numa localidade que sempre acarinhou e apoiou o piloto da KTM no campeonato do mundo.
Horário:
Domingo, 18 de agosto
Treinos Livres
09h30 – 09h45 Ohvale
09h50 – 10h05 MiniGP
10h10 – 10h25 Naked
Treinos Cronometrados
10h30 – 10h45 Ohvale
10h50 – 11h05 MiniGP
11h10 – 11h25 Naked
Treinos Cronometrados
11h30 – 11h45 Ohvale
11h50 – 12h05 MiniGP
12h10 – 12h25 Naked
Almoço 12h25 – 14h00
Corridas
14h00 Ohvale 10 minutos + 2 voltas
14h30 MiniGP 15 minutos + 2 voltas
15h05 Naked 15 minutos + 2 voltas
15h40 Ohvale 10 minutos + 2 voltas
16h10 MiniGP 15 minutos + 2 voltas
16h45 Naked 15 minutos + 2 voltas
17h10 Cerimónia de Pódio
Calendário Oliveira Cup disponível em www.oliveiracup.pt
Sobre a Oliveira Cup:
A Oliveira Cup consiste num projeto escola de motociclismo que conta com 8 provas para esta 2ª temporada, em Portugal. Este projeto tem como base encontrar novos talentos dos 7 aos 14 anos de idade, apoiado pelo Miguel Oliveira Fan Club, o clube oficial de fãs do piloto de Almada.