No regresso ás pistas depois da quente ronda anterior em Évora, a BP Ultimate Oliveira Cup 2019 esteve este Domingo no asfalto do SAKI, o Kartódromo Internacional de Santo André, para deliciar os presentes com 6ª jornada deste campeonato. Interrompendo o gozo de férias que muitos pilotos gozam neste mês de Agosto, a caravana regressou a uma dos cenários mais conhecidos do Troféu-Escola promovido por Miguel Oliveira para realizar a penúltima etapa do ano, que poderia ser decisiva em algumas das classes em pista.
A preparar a 12ª prova do campeonato do mundo MotoGP, a realizar já no próximo fim‑de‑semana em Silverstone, Miguel Oliveira não marcou desta feita presença na pista alentejana, acompanhando no entanto a par e passo toda a transmissão das seis mangas de corrida através do canal exclusivo no MEO e também nas redes sociais da Oliveira Cup e do Fan Club do piloto de Almada, em mais uma aposta ganha neste terceiro ano de existência de uma fórmula que já tem trazido muitos jovens ao motociclismo luso, três deles já a participar no competitivo campeonato espanhol de velocidade.
A jogar em casa, Pedro Matos foi o mais rápido na qualificação da classe Ohvale e confirmou esse mesmo á vontade na sua pista para repetir a dupla vitória conseguida em Évora e ascender ao comando da classificação geral na frente de Vasco Fonseca e Afonso Almeida, que com ele voltaram a dividir o pódio, prometendo intensos duelos na prova de encerramento a realizar no final do mês de Setembro em Vila Real e na qual se espera a presença de Gonçalo Dias, que estáa recuperar de uma lesão na mão direita.
Na categoria MiniGP, Dinis Borges foi quem assinou o melhor tempo na qualificação – pela quarta vez em 2019 – dando o mote para aquela que seria a sua terceira vitória no ano. Depois de Palmela e Bombarral o piloto da Praia das Maçãs bateu Rafael Damásio e Afonso Almeida na luta pelos lugares de pódio numa etapa onde o líder da geral, Pedro Fraga, foi novamente forçado a realizar recuperações depois de ter sido sexto na qualificação devido a problemas técnicos com a sua moto. O piloto de Valladolid mesmo assim foi terceiro na primeira corrida e quarto na segunda, minimizando os pontos perdidos. Nota ainda para o melhor resultado da época para Bárbara Magro, quinta na qualificação, posição que repetiu no final de ambas as corridas após intensos duelos com os seus adversários.
Entre o pelotão das Naked foi Miguel Castro quem liderou o pelotão – que não contou com Miguel Oliveira ou Javier Gomez em pista – ele que tinha sido igualmente o mais veloz na qualificação. Na primeira corrida foi o Junior Diogo Pires quem teve que se empenhar para bater Bruno Castro, conseguindo-o já na segunda metade dos 15 minutos mais duas voltas, mas na segunda corrida Pires arrancou da linha das boxes quando a prova já decorria, conseguindo mesmo assim os pontos para vencer nos Juniores e ser o primeiro piloto em 2019 a antecipar a primeira posição final. Miguel Castro liderou desde o início até ao final, sempre na frente de Bruno Castro e Ricardo Tomé que depois de quatro vitórias consecutivas na Naked Master foi desta feita o terceiro. Carlos Condeço dobrou a vitória de Évora na Naked Pro e leva a decisão da classificação final da categoria para Vila Real, o cenário da ronda de encerramento e palco de todas as decisões da Oliveira Cup 2019.
A 7ª e ultima ronda da caravana BP Ultimate Oliveira Cup terá lugar no próximo dia 29 de Setembro no Kartódromo de Vila Real.